O programa Colaboratório foi desenhado para proporcionar a oportunidade para cientista e professor trabalharem juntos para melhorar o ensino de ciências. Acreditamos que o cientista e o professor têm conhecimentos e experiências que se completam no objetivo de transformar o ensino de ciências.

Para potencializar esta conexão, nossa equipe pesquisou as melhores práticas e experiências de ensino de ciências e de trabalho em equipe, e as reunimos num programa dinâmico e enriquecedor, que busca ressaltar as habilidades e competências do cientista e do professor, dando espaço para que possam juntos desenhar soluções específicas para a sua própria realidade.

 

 

Etapas e duração:

O programa consiste de 4 etapas, e tem duração de 6 a 9 meses, dependendo das demandas de cada projeto:

 

1. Treinamento

  • Para cientistas: Workshop de Ensino de Ciências (9 horas)

Este módulo é baseado no material desenvolvido e compartilhado com o Colaboratório pelo Science and Health Education Program (SEP), da UCSF. O workshop inclui estratégias de ensino e aprendizagem, metodologia de aprendizagem ativa e de definição de objetivos de aprendizagem. Além disso, utiliza práticas de ciência e engenharia utilizadas no ensino de ciências moderno e que se relaciona às próprias competências do cientista e como essas competências podem ser ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem, assim como, para empoderar estudantes a identificar e solucionar problemas.

  • Para cientistas e professores (9 horas):

Este módulo tem como objetivo instruir professor e cientista a reconhecer habilidades e competências próprias e do outro. Eles vão trabalhar juntos para entender identificar quais são as necessidades da escola (novos conteúdos, uso de equipamento, desenho de aulas práticas, atualização de conteúdo para o professor). Utilizando conceitos de "Design Thinking" que serão ministrados durante o treinamento, as duplas de cientistas e professores poderão criar soluções efetivas de forma colaborativa.

2. Diagnóstico e Planejamento (10 horas/semana, 1 a 3 meses)

Durante está fase, o cientista trabalhará com o professor em período parcial (10 horas por semana) para entender e identificar as necessidades da escola ou da sala de aula e desenhar estratégias e soluções para o problema.

3. Implementação e Avaliação (período integral,  2 semanas a  2 meses)

O cientista trabalhará em colaboração com o professor para implementar e testar na escola a solução por eles proposta. Essa solução pode incluir a preparação de um laboratório, treinamento do professor para que possa conduzir experimentos, uso de novas formas de ensino. Os alunos podem ou não ser envolvidos.

4. Implementação e Avaliação - Parte 2 (10 horas/semana, 3 a 6 meses)

Durante esta fase , o professor será o responsável pela continuidade da implementação da solução criada durante o projeto. Ele será capaz de reproduzir o processo de criação e de implementação dessa solução sempre que precisar. Durante esta fase, o cientista continua disponível para solucionar possíveis dificuldades e oferecer apoio.