A proposta do Colaboratório é conectar escolas com cientistas para que juntos possam desenhar soluções de ensino que vão além do livro-texto. Por exemplo, escolas podem ter espaço e/ou equipamentos que são sub-utilizados por falta de expertise; ou então os conteúdos ensinados que se tornam desatualizados devido ao rápido avanço científico, de forma que o estudante não está sendo formado para o mercado de trabalho que o espera.
Utilizando aprendizagem ativa como forma de ilustrar o conhecimento científico, os cientistas podem trabalhar com as escolas para ajudá-las a criar conteúdos interessantes que engajem os alunos na relevância do aprendizado dos conteúdos de ciência.
A equipe do Colaboratório fez pesquisa extensiva para que seu programa de treinamento de cientistas e professores conte com metodologias modernas que incluem:
- Assessoria para colaboração de cientistas com professores, utilizando ferramentas de diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de impacto
- Material de formação para professores e cientistas, preparado por equipe multidisciplinar
- Metodologia para ensino de ciências e competências científicas na formação do estudante,
- Treinamento pedagógico para os cientistas
Após o treinamento, o programa começa com a integração entre o cientista e o professor na escola. Juntos, eles identificam as necessidades da escola e elaboram soluções com o apoio da equipe do Colaboratório.